Partilhar 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saúde Preventiva

  1. Consultas com plano de vacinação – cachorros e gatinhos;
  2. Vacinação;
  3. Revacinação anual – doenças infeciosas e prevenção da raiva;
  4. Desparasitação interna – lombrigas e taenias;
  5. Desparasitação externa – pulgas, carraças, mosquitos, ácaros, piolhos e moscas;
  6. Identificação animal – chip;
  7. Prevenção da dirofilariose;
  8. Prevenção da leishmaniose;
  9. Consultas de geriatria (séniores-animais entre 5-7 anos de idade);
  10. Consultas de rotina (anuais) – avaliação da condição corporal, higiene dentária, nutrição, obesidade, diabetes, entre outros;
  11. Análises (anuais): hemograma, análises bioquímicas, análises para despiste de doenças transmissíveis por vetores, urianálise e análises hormonais;
  12. Outros meios de diagnóstico: ecografia, raio x, E.C.G. e ecocardiografia – realizados no âmbito da medicina interna.

Cães | As doenças mais comuns

Parvovirose

Gastroenterite hemorrágica causada por um parvovírus e manifesta-se de duas formas, a entérica e a miocárdica. Contagiosa. Elevada taxa de mortalidade. Prevalência do vírus em cerca de seis meses no meio ambiente. Prevenção vacinal.

 

Esgana

Doença provocada por um vírus altamente contagioso, com um quadro clínico evolutivo que percorre o sistema gastrointestinal, respiratório e neurológico. Elevada taxa de mortalidade. Prevenção vacinal.

 

Leptospirose

Doença causada pela bactéria leptospira, cujos portadores são os ratos e outros roedores e a urina dos mesmos é infetante para os cães e outros animais incluindo o Homem. Contagiosa. Os sintomas incluem febre, hemorragias, hematúria, falha renal, entre outros. Prevenção vacinal.

 

Raiva

Doença vírica que atinge os animais e o Homem. Altamente contagiosa. Revela-se com sintomas neurológicos como a fotofobia, paralisias musculares, elevada excitabilidade, entre outros. É uma zoonose.

 

A vacinação é obrigatória por lei. A vacinação preventiva é obrigatória para cães e gatos.

Gatos | As doenças mais comuns

Panleucopénia

Enterite infeciosa felina, causada pelo parvovirus felino, e muito contagiosa. Prevenção eficaz através de vacinação.

 

Rinotraqueite

Os sintomas incluem o lacrimejamento, secreções oculares e nasais, com as vias aéreas superiores infetadas pelos herpes vírus.Contagiosa. Prevenção vacinal.

 

Clamidiose

Infeção do trato respiratório superior com sintomas de lacrimejamento, conjuntivite, espirros, entre outros.Contagiosa. O Homem pode ser infetado com infeções oculares. Prevenção vacinal.

 

Peritonite infecciosa | PIF

Doença provocada pelo coronavírus com sintomas que incluem febre, perda de peso, anemia, distensão do abdómen, entre outros. Contagiosa. Não tem cura. Tratamento sintomático.

 

Leucemia felina

Doença provocada por um retrovírus, que atinge o sistema imunitário diminuindo as defesas contra as infeções. A mortalidade ronda os 30%. Os sintomas incluem anemia, aumento dos gânglios linfáticos, tumores, e falta de resistência a outras doenças, entre outros. Os gatos infetados devem ficar isolados em casa. Contagiosa. Prevenção vacinal.

 

FIV | Imunodeficiência felina | Sida dos gatos

A sida dos gatos não se transmite ao Homem, nem a outros animais. Somente se transmite a outros gatos, através de dentadas, feridas, sangue ou gestação. Os gatos saudáveis devem estar separados dos infetados. Nesta doença os sintomas são de baixa imunidade, com diminuição das defesas imunitárias e ocorrência de infeções oportunistas. O diagnóstico é efetuado através de análise sanguínea para confirmação de anticorpos contra a FIV.

Contacto
Clinica Veterinária Santarém - Jardim de Cima & Belas Patas
(Marvila, Ribeira Santarém, S.Salvador,S.Nicolau)
Jardim de Cima - Saúde Animal


Cuidamos do que é importante!

Rua São Cristóvão 4 Jardim de Cima
2005-383 SANTARÉM
( Marvila, Ribeira Santarém, S.Salvador,S.Nicolau )
919 700 700
243 391 100
Mapa do site